O Brasão de Armas do município de Bady Bassitt, de autoria do Dr. Lauro Ribeiro Escobar, tem a seguinte interpretação:
O escudo ibérico era usado em Portugal na época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores do nosso País.
O metal ouro do campo do escudo indica riqueza, esplendor, generosidade, nobreza, glória, poder, força, fé, constância, prosperidade e soberania.
A borboleta estendida, com as asas abertas, representa o virtuoso que procura a virtude, referindo-se, pois, aos predicados morais do povo do município.
As estrelas têm o significado de luz nas trevas da noite, designando o sonho de Antonio Manoel da Silva, fundador do povoado às margens do Córrego Borboleta.
A faixa ondulada é a figuração dos cursos de água, referindo-se à riqueza hidrográfica do Município, em especial ao Córrego Borboleta, marco natural de sua fundação.
A cor azul simboliza justiça, nobreza, firmeza, virtude, dignidade, zelo e lealdade.
As flechas são emblemas de amor e constituem atributo de São Sebastião, padroeiro do município.
A cor vermelha simboliza audácia, coragem, valor, generosidade e honra.
A coroa é o símbolo da emancipação política e, de prata, com oito torres, das quais unicamente cinco são visíveis.As portas abertas proclamam o caráter hospitaleiro do povo do município.
No listal, a divisa "LUCET PER SE", que se traduz como "RESPLANDECE POR SI MESMO", assinala a circunstância de ser o progresso do Município resultante exclusiva do esforço de seus filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário